quarta-feira, 12 de março de 2008

The Jazz Devil is back!

Barry Adamson é o jazzista mais cool deste planeta!

O cara iniciou a carreira tocando baixo no Magazine (os pais do pós-punk - ainda escreverei sobre eles aqui) e no Bad Seeds. Depois seguiu para uma carreira solo que aproximou o jazz de gêneros mais populares, como o rock, o pop e o hip hop. Apaixonado por cinema, Barry sempre teve uma relação próxima com trilhas sonoras, então podemos freqüentemente perceber sonoridades ambientais típicas do cinema nas suas canções. Sem falar nas altas doses de sensualidade das guitarrinhas wah-wah espalhadas pelas suas faixas mais funkeadas.

No dia 31 de março, ele lança o seu mais novo álbum "Back to the Cat". Depois de um disco um pouco sem foco ("Stranger on the Sofa"), Barry volta a explorar o seu lado mais jazzístico e funky, mas sem deixar de lado seu gosto pela música contemporânea, mantendo os seus toques eletrônicos e o seu pezinho no rock.

A volta ao suingue é muito benvinda, produzindo pérolas como "The Beaten Side of Town" e "Civilization". As faixas instrumentais, como sempre, estão caprichadíssimas, com destaque para "Shadow of Death Hotel", uma das melhores músicas do disco. "Walk on Fire" é outra das minhas preferidas: guitarrinha funky, batida safada e um excelente refrão que fica na cabeça. Um possível single. O primeiro single, aliás, é um jazz-rock com ecos de Violent Femmes intitulado "Spend a Little Time" e pode ser baixado de graça no last.fm. Outra que implora pra ser single - e provavelmente vai conseguir - é "Straight 'Til Sunrise", um jazzinho-pop que evoca melodias de Burt Bacharach.

O novo disco tá nota dez e pode ser conferido na íntegra no last.fm, então corre lá: http://www.lastfm.com.br/music/Barry+Adamson/Back+to+the+Cat

Nenhum comentário: